Case turbinas em um Antonov

Realizamos um serviço de alta complexidade ao atender um cliente do setor de energia, que solicitou a importação de duas turbinas para uma hidrelétrica localizada no estado de Goiás. As turbinas foram liberadas no modal aéreo, no Aeroporto de Brasília. Tratava-se de mercadoria de origem russa, o que exigiu o embarque em duas aeronaves: um ANTONOV (maior avião cargueiro do mundo) e um 767.

O Aeroporto Internacional de Brasília foi temporariamente paralisado devido à operação, e, mesmo após todas as providências tomadas previamente com a Receita Federal e demais órgãos envolvidos, um imprevisto ocorreu. As aeronaves fizeram escalas em Casablanca, no Marrocos, o que resultou na entrada de areia no compartimento de cargas do ANTONOV. Após a fiscalização obrigatória, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) exigiu a retirada de toda a areia das cargas para permitir sua circulação nas estradas estaduais. Contudo, devido à restrição de acesso a áreas de segurança no aeroporto, profissionais não credenciados foram impedidos de atuar, gerando um impasse. Diante dessa situação, solicitamos apoio à administração, e, por ser a única equipe com permissão para atuar em áreas restritas, as profissionais da limpeza do aeroporto foram temporariamente cedidas para realizar o trabalho de remoção da areia.

Felizmente, conseguimos superar as dificuldades e o desfecho positivo foi extremamente gratificante, não apenas pela solução do problema, mas também pela repercussão dessa operação marcante no Aeroporto de Brasília.

Nesta execução, estiveram envolvidos o terminal, nas áreas comercial e técnica, a transportadora e os técnicos responsáveis pelo acompanhamento do serviço. Quando o primeiro filtro chegou, a carga foi inicialmente direcionada para o canal vermelho. O trabalho de corte da caixa foi realizado no mesmo dia da conferência da carga e do desembaraço, após uma análise cuidadosa, petição e um grande esforço de toda a equipe.

Realizamos reuniões frequentes com todos os envolvidos para acompanhar o cronograma até a entrega da carga na mina, que ocorreu com total sucesso. Uma equipe do importador trabalhou em conjunto com a CEMIG para organizar a paralisação do fornecimento de energia elétrica nas cidades por onde os filtros passariam. Além disso, houve um trabalho conjunto com as Prefeituras para solicitar o corte de árvores ao longo do trajeto.

A comunicação eficiente e constante com todos os órgãos e intervenientes envolvidos foi essencial para viabilizar a nacionalização e entrega bem-sucedida da carga.

×