A HERALDO BELISÁRIO ASSESSORIA ADUANEIRA apresenta e declara o posicionamento a favor da Diversidade & Inclusão, como um princípio e valor fundamental à organização, e se alia à importante jornada que é a formação de uma cultura organizacional, que preza, mais do que nunca, pela pluralidade de características, vozes e pontos de vista de maneira transversal.

É indiscutível que diariamente temos contato com pessoas diferentes, seja em casa, no trabalho ou na rua. Cada um tem a sua história, seus gostos e seu modo de ser e agir. A sociedade é inerentemente diversa e tudo que fazemos tem implicação sobre a mesma.

Portanto, se dedicar ao tema da Diversidade & Inclusão é reconhecer a importância da pluralidade de características do capital humano nas organizações, refletindo e representando a sociedade, perpassando por diferentes segmentos, como gênero, cor, etnia, origens geográficas e culturais, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências, classe social, religião, experiência de vida e outras tantas dimensões e interseccionalidades.

A diversidade é a soma de características que nascem com as pessoas (dimensão primária) e aquelas características adquiridas ao longo da vida (dimensão secundária). Diversidade é refletir sobre as diferenças e tratar as pessoas valorizando as características de cada uma. A diversidade é potencializadora da inovação, da criatividade e de soluções para problemas complexos, justamente porque é capaz de trazer diferentes pontos de vista e trazer um impacto positivo paras as equipes, para o negócio e para a sociedade como um todo.

Se temos a diversidade como essa reunião de características diferentes, a inclusão é o braço complementar e fala de respeito, sentimento de pertença e acesso de todas as pessoas, sem que suas características, de nascimento ou construídas ao longo da vida, sejam motivo de discriminação, exclusão ou restrição a oportunidades. Trata-se das condições que qualificam a presença da multiplicidade.

Infelizmente o racismo, o machismo, a LGBTfobia são problemas estruturais da nossa sociedade, desencadeiam em estereótipos e vieses inconscientes e acabam refletindo no comportamento das pessoas.

É por isso que, na HB, temos o compromisso com uma organização do trabalho que reconheça e neutralize os vieses, que reconheça as diferenças e que não reproduza desigualdades, pelo contrário, fortaleça as mesmas condições e oportunidades, favorecendo a equidade e a desconstrução de privilégios.

A HB é adepta aos Padrões de Conduta da ONU para as empresas, que tem o intuito de promover o respeito aos direitos humanos em todas as ocasiões, eliminar a discriminação no trabalho, apoiar indivíduos de grupos minoritários, prevenir violações de direitos humanos nas relações comerciais e agir em organizações locais na esfera pública.

Assumimos também a responsabilidade com os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da Agenda 2030 da ONU, como a redução das desigualdades, busca pela paridade de gênero, bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, além de outros pilares da sustentabilidade, em prol da igualdade de oportunidades, acessos e direitos humanos.

Queremos que a diversidade seja um valor intrínseco e prático do nosso negócio, que faça parte dos procedimentos e das decisões, rompendo as barreiras do nosso setor e impulsionando resultados sustentáveis no relacionamento com todas as partes interessadas e na geração de valor para os negócios no longo prazo, constituindo um importante pilar da Responsabilidade Social Empresarial.

A HB tem o compromisso com o recrutamento de grupos minoritários, que são aqueles que enfrentam maiores barreiras e repressões para terem as mesmas oportunidades e são estigmatizados por estereótipos, em especial as mulheres, pessoas negras e LGBTI+, e também o compromisso de disseminar pautas importantes e realizar ações associadas a temas relevantes de movimentos sociais que buscam por justiça social, respeito e dignidade.

Por fim, acreditamos que é necessário garantir políticas de D&I para que tenhamos um mercado de trabalho mais justo e para que a empresa seja um espaço seguro, respeitoso, representativo, com uma rotina de trabalho livre de discriminação.