Reveillon 2008-09 e Cipó Jan 2009 095 Reveillon 2008-09 e Cipó Jan 2009 098 Reveillon 2008-09 e Cipó Jan 2009 096A HB executou um serviço de alta complexidade, ao atender um cliente do segmento de energia, que demandou a importação de duas turbinas para uma Hidroelétrica no estado de Goiás. Estas turbinas foram liberadas no modal aéreo, no aeroporto de Brasília. Tratava-se de mercadoria de origem russa e foi necessário realizar o embarque em duas aeronaves: um ANTONOV e um 767.

Evidentemente o Aeroporto Internacional de Brasília ficou paralisado, e mesmo após todas as providências tomadas com antecedência junto à Receita Federal e demais órgãos intervenientes, o inusitado aconteceu: as aeronaves haviam feito escalas em Casablanca no Marrocos, ocasionando  a entrada de muita areia no compartimento de cargas do ANTONOV. Após a fiscalização obrigatória, o MAPA-Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, exigiu a retirada de toda a areia das cargas para que elas pudessem circular nas estradas estaduais. Profissionais não credenciados são impedidos de entrar em áreas de segurança dentro do aeroporto; neste momento houve um impasse para resolução do problema.

Recorremos a administração da Infraero e momentaneamente as faxineiras do aeroporto foram cedidas, por serem as únicas colaboradoras com autorização para executar um ofício em área de segurança.

Felizmente, conseguimos contornar as dificuldades e o desfecho positivo foi gratificante, além da repercussão desta operação marcante no aeroporto de Brasília.